Doutrinas são bases estabelecidas por Deus

Enviado 01/01/2016 » ArrayEstudos

 

 A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS: "Portanto ide e ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt.28.19). O batismo nas águas é uma ordenança do Senhor Jesus e simboliza o Nova nascimento ou Nova vida

No novo testamento existe pelo menos 70 referencia sobre o batismo em águas. Essa doutrina é essencial para igreja, sendo uma das mais importantes ordenanças de Jesus. O batismo nas águas é um meio legal do crente se integrar ao Corpo de Cristo de forma púbica, na presença de testemunhas. Jesus deu o exemplo do batismo em águas, sendo Ele batizado por João Batista (Mt.3.14,15). Batismo em águas simboliza morte de uma velha criatura e o nascimento de uma nova pessoa (Rm.6,3-5).

Pedro pregou o evangelho e quase três mil pessoas aceitaram a mensagem salvadora e foram batizados, depois este numero cresceu para cinco mil (At.2.41.)

Há circunstância em que não a mínima possibilidade da pessoa  batizar-se por falta  de tempo. Exemplo é o ladrão da cruz (Lc.23,42-43). Em condições normais, todo crente deve batizar-se.

A palavra batismo no Grego “baptidzo” significa imersão, mergulho, limpar com água.

Após as pessoas aceitar o evangelho e arrepender-se de seus pecados, o próximo passo que ele deve ter é batizar-se.

De Jerusalém, das cidades da Judeia próximas ao Jordão, todos vinham ter com João Batista para serem Batizados (Mt.3.2).

Após o batismo que significa nova vida, a pessoa recebe salvação, regeneração, purificação, santificação, alegria plena. A pessoa deixa pela fé nas águas o seu passado e assume uma nova vida em Cristo Jesus.

Normas para o Batismo:

Todos que vinham ter com João batista, vinham com um sentimento de arrependimento de seus pecados. Portanto, é fundamental que o nove crente se arrependa de seus pecados e o confesse á  Jesus (Mc. 1,5;At.18,8).

 

O candidato a batismo deve ter plena consciência do que está  fazendo, pois a partir de agora ele precisará produzir na obra de Deus. Ele precisará ter aversão ao pecado.

 

(O novo crente precisará saber que agora terá que produzir Fruto do espírito )Mt.7.20).  

 

O novo crente terá que ter consciência que agora representara o próprio Cristo na terra (Ef.4.1).

O novo crente deve estar como eunuco, que após ouvir e entender sobre o evangelho disse: “que impede que eu seja batizado”. Felipe disse que o que deveria era provar sua fé genuína. Paulo disse o mesmo para o carcereiro em felipos (At.16.31).

Formas de Batismo:

Batismo significa literalmente imersão. A Bíblia diz claramente que todos os batismos eram em águas por imersão (Mc.!.5;1.9).

A Bíblia diz que Jesus saiu das águas (Mc.1.10). Ninguém sai das águas se não tiver entrado nela, isso é imersão.

Paulo uza o termo Sepultar para se referir ao batismo (Cl.2.12). Em Jerusalém avia tanques, riachos, ribeiros, entretanto, os batismos eram realizados no rio Jordão,  ou seja , lugar onde pode  imergir o candidato. Em todas as partes da bíblia encontramos o batismo por imersão. 

Palavras Relacionadas

» Jardim Figueira

Você pode gostar também de:

Leia Mais Posts Relacionados »

» Cometários

Postagem em questão: “Doutrinas são bases estabelecidas por Deus”

  1. Anda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)