O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber

Enviado 11/12/2015 » ArrayEstudos

 

DISCIPULADO / Estudo Bíblico A Fé – Levil de Camargo

Lição 01).SIGNIFICADO DA FÉ

A fé é a expressão máxima da natureza religiosa do homem. Quando recebemos a Cristo como Salvador Deus pôs em nós uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de uma confiança cega ou sem fundamento. É a confiança plena na Palavra de Deus, pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, de seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e, diga-se de passagem: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo. Em João 14.17 lemos assim: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”.

2).A FÉ QUE NOS FOI DADA

Em Judas 3 lemos: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia. Em Colossenses 2.6-8 lemos: “como, pois, recebes tes. o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens.”

 3). A FÉ É PROVISÓRIA

Após o arrebatamento da igreja não necessitaremos mais de fé, tendo em vista que estaremos pessoalmente com Cristo. O que devemos fazer até a chegada desse dia glorioso? Confiar a cada dia nas promessas de Deus crendo para contemplar a glória de Deus. Jesus disse a Marta: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus”? (João 11.40) Em Hebreus 11.6 lemos assim: “ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoa dor dos que o buscam.”

4). SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS. POR QUÊ?

Quando duvidamos da Palavra de Deus insinuamos que ela não é verdade e toda dúvida acerca da Palavra procede diretamente do diabo. O diabo pretende minar o fundamento de nossa fé que é a Palavra. Tenhamos cuidado com pensamentos dessa natureza! Desde o início do mundo ele tem usado esta estratégia. Quando estávamos no mundo, o diabo nos enganava sussurrando que poderíamos viver de qualquer maneira sem ser necessário obedecer a Palavra de Deus, e que no final tudo sairia muito bem. Entretanto Cristo diz diferente. Ele orou por nós assim: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.14-17) Deus nos quer afastado do sistema deste mundo perverso. Essa é a prova do novo nascimento. Em 1 João 5.4 está escrito: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

 5(. A IMPORTÂNCIA DA FÉ

A fé é a nossa condição de vida! Está escrito: “o justo viverá da fé.” (Gálatas 3.11b) Sem ela seremos como um barco à deriva. Em 1 Timóteo 1.19 lemos assim: “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”  Veja em sua Bíblia outras considerações acerca da importância da fé:

 Somos salvos pela graça por meio da fé. (Ef 2.8,9)
 Temos acesso a Cristo pela fé. (Ef 3.12)
 Cristo habita em nossos corações pela fé. (Ef 3.17)
 A fé é um escudo para proteção da alma. (Ef 6.16;
 Somos guardados pela fé. (1 Pe 1.5; 1 Co 1.24)
As promessas de Deus são recebidas paciência e fé. (Hb 6.12,15; 11.33)

Palavras Relacionadas

» Evangelho

Você pode gostar também de:

Leia Mais Posts Relacionados »

» Cometários

Postagem em questão: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber”

  1. Anda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)